Uma só Organização de Deus na Terra

Texto Básico: I Coríntios 12:12-31 Verso Áureo: “Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número. Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada…”...

Texto Básico: I Coríntios 12:12-31

Verso Áureo: “Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número. Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada…” (Cantares.6:8,9)

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

Este assunto é de vital importância. Se Deus tem mais que uma representação na Terra, então basta identificarmos tais organizações e nos afiliarmos a uma delas, para sermos membros de Sua família. Se, no entanto, tiver só uma, então a questão é mais séria do que se pode imaginar. Isto sem contar ainda no risco que se corre, ao se ligar às atuais religiões que, quase que genericamente, são de uma ou outra forma ligadas à religião romana. Para se livrar destes problemas, só temos um caminho: buscar a Deus em oração com sinceridade e temor e examinar bem os movimentos religiosos à luz das Sagradas Escrituras.

QUESTIONÁRIO

1. É necessário estarmos ligados a uma organização religiosa, para figurar entre os salvos e recebermos o galardão do povo santo?

Sim, a Bíblia assim o diz. A palavra ensina que “Deus acrescentava à Igreja, todos os que haviam de se salvar.” (Atos 2:47). Jesus frisou a importância de estarmos ligados nEle, na videira, e de darmos os frutos de um cristão (João 15:1-7). Se alguém está separado da Igreja, não está em Cristo, está sob condenação e, como um ramo cortado, secará (Rom. 8:1).

2. Que provas temos de que aqueles que Deus queria salvar, os integrava na Igreja? Qual era e é o processo de admissão?

Deus colocou Filipe em contato com o eunuco (Atos 8:29, 35-38); Cornélio, o primeiro gentio, teve que chamar Pedro para ouvir palavras, “por meio das quais seria salvo” (Atos 11:13, 14; 10:48); Saulo teve que procurar Ananias (Atos 22:10-16). Para serem admitidos, tiveram que ser batizados para remissão de pecados e por esta porta todos tiveram que entrar. Cerca de três mil, assim ingressaram na Igreja, no dia de Pentecostes (Atos 2:37-41). Não existe meio de se ligar a Cristo e a Igreja, senão pelo batismo. Batismo fora da Igreja verdadeira não liga a pessoa à Igreja de Deus.

3. Que relação tem a Igreja com Israel? Que representa a atual nação israelita?

A Igreja tem tudo a ver com o povo de Israel. Em Apoc. 12, aparece como “a mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.”.

O texto se refere primeiramente a Israel e a seguir, à Igreja. Os gentios, participantes da Igreja, eram zambujeiros que, contrários à natureza, foram enxertados na boa oliveira (Rom. 11:17, 24). Deus não queria dois povos ou duas Igrejas. Israel falhou como nação sacerdotal e rejeitou a Pedra Angular, Cristo – o Messias, assumindo a responsabilidade pela Sua morte (Mat. 27:25). Hoje, a Igreja é a real Comunidade de Israel e a salvação está aberta aos gentios, até que seu tempo se complete (Rom. 11:25). Findo o tempo dos gentios, com a vinda de Jesus, então o remanescente da atual nação de Israel, será salvo, se convertendo e reconhecendo o Messias.

4. Como via Deus a separação de Seu próprio povo no passado? Qual é a previsão para esta situação no futuro?

Pela desobediência de Saul, na execução de Amaleque, Deus rasgou-lhe o Reino, que foi posteriormente unido por Davi (I Sam. 15:28; 28:17, 18; I Crôn. 11:1-3). Davi prefigurou Cristo que, no Reino Milenar Messiânico, unirá para sempre o povo de Deus (Ezeq. 34:23,24; 37:15-25).

5. Havendo inimizade entre judeus e gentios, quais foram os planos do Senhor na organização da Igreja? Formou uma Igreja só de gentios?

Deus ao levantar o Tabernáculo de Davi, que estava caído, pretendia trazer numa só organização (A Igreja) todos os gentios que o quisessem servir, unindo ambos, judeus e gentios em um só Corpo. Deus não formou dois ou mais organismos, mas uma só Igreja. O culto, as promessas e tudo o que era exclusivo dos judeus, foi igualmente estendido aos gentios convertidos ao Senhor.

6. Como os apóstolos viam pensamentos diferentes, dissensões e divisões na Igreja? Aconselharam a formação de grupos independentes?

Nem mesmo pensamentos diferentes se admitia na Igreja e eram considerados carnais os que agiam contra a unidade (I Cor. 1:10-13; 3:1-4; Rom. 16:17).

7. Em algum momento, preparou e estabeleceu Deus obreiros fora da Igreja? Como surgiram novos movimentos?

João foi o último profeta (Luc. 16:16) e sacerdote do velho pacto e foi enviado por Deus como precursor do Messias, servindo de ponte entre os dois concertos. Com tal autoridade, batizou os novos crentes, anunciando-lhes Jesus. Jesus, por Sua vez, estabeleceu Seu ministério, ordenando os apóstolos (Luc. 6:12, 13). O sistema de ordenação ministerial nunca saiu de dentro da Igreja. Paulo ordenou que Tito fosse estabelecendo presbíteros em cada Igreja que se formava (Tito 1:5). Deus nunca estabeleceu ministério fora da Sua única Igreja (I Cor. 12:28). As primeiras rupturas na unidade e linhagem de sagração ministerial da Igreja, só vieram com o surgimento e estabilidade da apostasia (Atos 20:29, 30). A religião romana com poderes político-religiosos perseguiu aos santos e estabeleceu uma tirania insuportável, que acabou dando origem aos reformadores. Com batismo e sagração ministerial de Babilônia, implantaram o protestantismo, que se fragmentou nas inúmeras denominações hoje existentes. A Igreja que Jesus fundou existe; ensina a unidade, subsistiu à perseguição e refuta os erros de Roma, anunciando o legítimo Evangelho do Reino.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias
Igreja

Deixe uma resposta:

*

*

Te interessa:

  • Incorporados na Igreja

    Objetivo da LIÇÃO Provar a importância e a necessidade de estarmos na Igreja de Deus e em plena comunhão com todos os irmãos, pois ligados na Igreja, estamos ligados...
  • Como unir-se ao Povo de Deus?

    Texto Básico:João 15:1-10 Verso Áureo: “…E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar”. (Atos 2:47) INTRODUÇÃO DA LIÇÃO O primeiro passo do...
  • A Fundação e Missão da Igreja de Deus

    Texto Básico: I Pedro 2:1-10 Verso Áureo: “Pois ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (I Coríntios 3:11) INTRODUÇÃO DA...
  • A Igreja de Deus na profecia

    Texto Básico: Apocalipse 12:1-17 Verso Áureo: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não...
Translate »