A Igreja de Deus na profecia

Texto Básico: Apocalipse 12:1-17 Verso Áureo: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não...

Texto Básico: Apocalipse 12:1-17

Verso Áureo: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18)

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

Por que há, em nossos dias, tantas organizações religiosas que se autodenominam igrejas cristãs? Foi na verdade isto que Jesus criou? É correto promover divisões e se fundar novas denominações? Existiria um fundamento bíblico para tudo isto? Para encobrir a verdade e não despertar interesses em pesquisa sobre o assunto, as facções tratam de inculcar na mente do povo que denominação ou placa religiosa não salva e que o negócio é só crer em Jesus. Que não importa a que organização religiosa se pertence, uma vez que o necessário é mesmo ter Jesus. Seria isto mesmo?

QUESTIONÁRIO

1. Basta tão somente crer em Jesus para ser salvo? Como podemos identificar um salvo verdadeiramente em Cristo Jesus?

Na verdade é só mesmo através de Cristo que temos a salvação (Atos 4:12; Efés. 1:7). No entanto, há certos detalhes, entre outros, que identificam um verdadeiro discípulo, remido pelo Senhor: É realmente convertido e recebe o batismo bíblico de remissão (Atos 2:38). Anda no Espírito e não produz as obras da carne (Rom. 8:1; Gál. 5:16). Dá muito fruto e obedece à Palavra (João 15:4-8). Guarda os mandamentos de Deus (João 14:21; 15:10).

2. Pode uma pessoa, sem vínculo com a verdadeira Igreja, ou ligado a outros movimentos, se considerar um salvo e esperar confiante pelo Senhor? Em conformidade com as Escrituras, quantas Igrejas existem?

Todos os que haviam de se salvar, eram acrescentados à Igreja (Atos 2:31,47). Aconteceu com o Eunuco, com Saulo e inclusive com o gentio Cornélio (Atos 8:38; 9:11; 11:13,14 ). A Igreja é o Corpo de Cristo e, fora deste Corpo não há como estar ligado na Cabeça (Rom. 12:5; I Cor. 12:12,20,27). Biblicamente, Deus só tem uma única Igreja e nunca admitiu divisão (Col. 1:18,24; I Cor. 1:10; 3:3). Assim como o ramo fora da videira morre e seca, assim sucede com o crente fora da Igreja.

3. Onde, quando e por que foi fundada a verdadeira Igreja? Pode alguém refundar ou fundar uma outra Igreja cristã?

A Igreja é a reorganização da legítima Comunidade de Israel (Efés. 2:12; Atos 15:14-17). Foi fundada por Jesus, o Cristo, há quase dois mil anos e teve por ponto de partida, a cidade de Jerusalém (Mat. 16:18; Atos 1:8). Ninguém pode refundá-la ou fundar outra, a menos que aquela fundada por Jesus tenha deixado de existir.

4. Que grave incidente estava previsto na trajetória da Igreja, com o passamento dos apóstolos?

A Igreja recebeu a missão de testemunhar ao mundo o Evangelho do Reino de Deus, começando por Jerusalém. Tal missão começou no dia de Pentecostes, com o derramamento do Espírito Santo e só deverá terminar por ocasião da vinda de Cristo. Com a morte dos apóstolos o inimigo se aproveitou para introduzir por meio de homens incautos, um processo de apostasia que redundou na aliança de parte desta, com o Estado Romano (Atos 20:28-31). A outra parte permaneceu fiel, não se rendeu e teve de fugir, para sobreviver e escapar da perseguição do anticristo (Apoc. 12:14).

5. Teria a verdadeira Igreja de Deus desaparecida na era negra? Que destino tomou esta durante os 1260 dias proféticos de perseguição?

A Igreja jamais foi destruída, pois o próprio Mestre assegurou:

  1. Que as portas do Hades (inferno, sepultura) não prevaleceriam contra ela (Mat. 16:18).
  2. Que Ele mesmo estaria com ela todos os dias até os confins dos séculos (Mat. 28:20).
  3. Que ela seria protegida da perseguição dos 1260 anos (Apoc. 12:6,14).
  4. Que ela voltaria a profetizar a povos, nações e línguas (Apoc. 10:11).

As sete lâmpadas do castiçal, permanentemente acesas (Apoc. 1:20), são as sete igrejas ou sete eras da Igreja desde os dias apostólicos até a vinda do Messias e, como a mulher de Apoc. 12, prova que a Igreja não foi destruída na era negra e nunca deixou de existir. Vencido o período de perseguição da ponta pequena (o papado ou anticristo), a Igreja saiu do deserto e voltou a anunciar o Reino de Deus (Apoc. 10:11).

6. Que tipos de erros estão incorrendo os fundadores de “igrejas”, diante dos claros ensinos das Escrituras?

Ao fundar igrejas estão atestando que não existe a Igreja original, pois se cressem que ela não foi extinta, não estariam montando concorrência. Com isto, chamam Jesus de mentiroso. A Igreja fundada por Jesus era um elo com o judaísmo. Pelo batismo e linhagem ministerial nos ligamos a Cristo e à Comunidade de Israel. Nos tornamos membros da Família de Deus. Dizer que a Igreja acabou é legitimar a religião romana. Quem batizou e deu ministério aos reformadores protestantes vindos da religião papal? Se os reconhecermos teremos que reconhecer o clero. Ademais, teremos que admitir que as cruzadas, a inquisição e toda a perseguição tiveram a aprovação de Deus e a presença de Jesus (“…estou convosco todos os dias…”).

7. Como identificar e discernir as falsas “igrejas” da legítima Igreja de Deus?

Pela mensagem e princípios de fé é possível se conhecer os movimentos com origem na religião papal. A maioria destes crê e ensina a imortalidade da alma; advoga idêntica posição quanto à divindade de Deus; acredita que vai morar no Céu e defende a maior divindade do paganismo, o deus-sol, prestando-lhe uma indiscutível homenagem ao honrá-lo num culto semanal e santificando-lhe um dia no ano, dedicado ao seu nascimento. Ainda que um ou outro grupo diga ter origem apostólica, seus ensinos é que vão realmente revelar sua procedência. A religião-mãe, apostatada, também veio dos apóstolos. Maiores detalhes serão revelados posteriormente.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias
IgrejaProfecias

Deixe uma resposta:

*

*

Te interessa:

  • A importância do estudo das profecias

    Texto Básico: II Pedro 1:10-:21 Verso Áureo: “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7) INTRODUÇÃO DA LIÇÃO Por...
  • Incorporados na Igreja

    Objetivo da LIÇÃO Provar a importância e a necessidade de estarmos na Igreja de Deus e em plena comunhão com todos os irmãos, pois ligados na Igreja, estamos ligados...
  • Como unir-se ao Povo de Deus?

    Texto Básico:João 15:1-10 Verso Áureo: “…E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar”. (Atos 2:47) INTRODUÇÃO DA LIÇÃO O primeiro passo do...
  • Que vem a ser o Espírito de Profecia?

    Texto Básico:Ezequiel 13:1-9 Verso Áureo: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e...
Translate »