O Amanhã de Deus

Escatologia, a sétima e última divisão, é a doutrina que coroa a Teologia Sistemática. As seis primeiras divisões encontram seu cumprimento e conclusão na Escatologia, a doutrina do futuro....

Escatologia, a sétima e última divisão, é a doutrina que coroa a Teologia Sistemática. As seis primeiras divisões encontram seu cumprimento e conclusão na Escatologia, a doutrina do futuro. Teologia, a doutrina de Deus, encontra sua conclusão no futuro porque a eternidade revelará a glória e o caráter perfeito de Deus. Antropologia, a doutrina do homem, encontra sua conclusão no futuro porque, no Amanhã de Deus, o homem experimentará seu destino final. Os redimidos receberão a vida eterna, e o ímpio, a destruição eterna. Hamartiologia, a doutrina do pecado, encontra sua conclusão no futuro porque o salário do pecado será pago na segunda morte, o pecado será removido da terra e a própria morte será destruída. Cristologia, a doutrina de Cristo, encontra sua conclusão no futuro porque o Amanhã de Deus revelará a glória de Cristo como Salvador e Senhor. A escatologia está centrada na pessoa e na obra futura de Cristo, o Rei dos reis. Soteriologia, a doutrina da salvação, encontra seu cumprimento no Amanhã de Deus porque a salvação do crente será completa somente mediante sua ressurreição para a imortalidade na volta de Cristo. No Reino de Cristo, os redimidos serão salvos da presença do pecado. Eclesiologia, a doutrina da Igreja, encontra seu cumprimento no futuro porque a Igreja será completa, glorificada e entronizada com Cristo quando o Noivo retornar. Portanto, a Escatologia é a doutrina que coroa a Teologia Sistemática.

  1. Aspecto Futuro da Salvação

A Escatologia deriva seu nome da palavra grega eschatos, que significa o último, o mais recente ou as últimas coisas (João 6:39,40; 11:24; 12:48). O plano de salvação de Deus inclui promessas para o futuro assim como provisões para o passado e presente. Embora o evangelho proporcione muitas bênçãos para a vida presente, o objetivo do evangelho é a salvação eterna para o homem no futuro reino de Cristo. Paulo enfatizou o fato de que a futura ressurreição é essencial para a salvação do homem quando escreveu: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19). “A piedade para tudo é proveitosa” e nisto está a promessa não apenas para “a vida presente”, mas também para aquela “que há de vir” (1 Timóteo 4:8). Àquele que abandona todas as coisas e pessoas pelo nome de Cristo está prometido não somente que “receberá cem vezes tanto”, mas que também “herdará a vida eterna” (Mateus 19:29).

O futuro está incluído na tríplice salvação que o evangelho proporciona ao homem. Na experiência cristã existe uma salvação passada, que é um fato consumado; existe uma salvação presente, que é um processo progressivo; e existe uma salvação futura, que é uma esperança prometida. O crente pode verdadeiramente dizer: “Eu fui salvo, eu estou sendo salvo e eu serei salvo”.

Através da obra de nosso Salvador, o pecador tem a perspectiva da salvação da presença do pecado bem como da penalidade e do poder do pecado. O pecador recebe a salvação da pena do pecado na sua conversão. Jesus pagou a pena do pecado na Sua morte sacrificial. O crente recebe a salvação do poder do pecadoprogressivamente na medida que permite que Cristo habite em sua mente e em seu coração. O poder de Cristo atua como contrapeso em relação ao poder da mente carnal. O crente alcançará a salvação da presença do pecado no futuro Reino de Cristo. A presença do pecado é a evidência do pecado em um ambiente. Quando Cristo retornar, Ele irá transformar o ambiente do homem, este planeta, e então “a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9). O corpo do crente será transformado da mortalidade para a imortalidade. A terra será purificada e restaurada como o paraíso de Deus.

A salvação da pena do pecado refere-se ao passado; a salvação do poder do pecado refere-se ao presente; e a salvação da presença do pecado refere-se ao futuro. Considerando essa tríplice salvação, o crente pode orar: “Senhor, limpa meu passado, consagra meu presente e esclarece meu futuro”. Cristo limpa o passado do homem através de Seu sangue; Ele consagra o presente do homem através de Seu poder, o Espírito; Ele esclarece o futuro do homem através das promessas de Seu Reino futuro. A Escatologia inclui o estudo das promessas e profecias a respeito do futuro do homem.

  1. O Futuro Pode Ser Conhecido

Deus conhece o futuro, e, através da profecia divina, Ele tem revelado Seus segredos ao homem. O agnosticismo ensina que o futuro não pode ser conhecido, que Deus Se escondeu na obscuridade e que o homem deve permanecer em perpétua ignorância a respeito de Seus planos e natureza. O teísmo cristão, por outro lado, afirma que Deus tem planejado um futuro eterno e que comunicou fatos sobre o futuro para o homem.

Deus é perfeito em conhecimento. Seu conhecimento é infinito, eterno e completo. Em relação ao tempo, o conhecimento de Deus inclui todas as coisas, passado, presente e futuro. Ele conhece detalhes do futuro assim como do passado. “Que anunciou estas coisas desde os tempos antigos” (Atos 15:18 NTLH). Ele “chama as coisas que não são como se já fossem” (Romanos 4:17). Por meio de Isaías, Deus demonstra Sua habilidade de prever o futuro como prova de que somente Ele é Deus. Ele disse: “Quem operou e fez isso, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, o primeiro, e com os últimos, eu mesmo” (Isaías 41:4). “Eis que as primeiras coisas passaram, e novas coisas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir” (Isaías 42:9). “E quem chamará como eu, e anunciará isso, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? Este que anuncie as coisas futuras e as que ainda hão de vir” (Isaías 44:7). “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade” (Isaías 46:9,10). “Por isso, to anunciei desde então e to fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, ou a minha imagem de escultura, ou a minha imagem de fundição as mandou. Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura, não o anunciareis? Desde agora, te faço ouvir coisas novas e ocultas, que nunca conheceste” (Isaías 48:5,6).

O homem é capaz de conhecer sobre o futuro porque Deus, por meio das profecias divinas, revelou Seus planos a ele. Sem a revelação divina, o homem não pode conhecer o que o futuro reserva. O homem não pode adquirir informação sobre o futuro através de um vidente, médiuns espirituais ou o oráculo de Delfos. Ele não pode aprender o que o futuro reserva pela observação das nuvens, voo dos pássaros, posição das estrelas no céu, das linhas na mão de uma pessoa, batidas na cabeça de uma pessoa, chá de folhas, jogando cartas, jogando dados, lançando sorte, análise de sonhos e superstições como essas. A revelação divina é a única fonte de conhecimento para o homem em relação ao futuro.

A profecia é a revelação de Deus quanto aos eventos futuros. Alguém estimou que quase um quarto dos textos da Bíblia eram proféticos quando foram escritos. Naturalmente, muitas profecias bíblicas já se cumpriram. Quando os eventos preditos ocorrem, a profecia se torna história. Portanto, a profecia é história escrita com antecedência. O cumprimento das profecias bíblicas constitui uma importante prova da inspiração da Bíblia. Eventualmente, toda profecia terá seu cumprimento.

III. O Que o Futuro Reserva

A glória do Amanhã de Deus excederá em muito os melhores sonhos do homem. Um autor poderia escrever um livro descrevendo em detalhes seu ideal de uma eternidade perfeita; um artista poderia pintar um quadro ilustrando com cores vibrantes sua visão de um ambiente perfeito. Isso, no entanto, não poderia se comparar com o que Deus tem prometido em Sua Palavra. Não haverá decepção no Amanhã de Deus. Toda necessidade do homem será satisfeita; todo anseio do coração do crente será realizado.

A especulação humana tem gerado muitas teorias falsas sobre o futuro. Os ateístas negam a existência de Deus e sustentam que o homem não tem uma vida futura. O Hinduísmo afirma que a “alma” humana transmigra de um corpo para outro, e que na morte o homem é reencarnado como um animal ou outro ser humano. O Budismo ensina que o objetivo da vida é atingir o Nirvana, um estado etéreo do nada, onde a “alma” é absorvida na natureza divina. Os índios americanos visualizaram a vida futura do homem como um “campo de caça feliz”. A mitologia clássica retratou a morte como cruzar o rio Styx numa balsa; os romanos colocavam uma moeda na mão ou na boca da pessoa morta para que ela pudesse pagar a passagem. Platão, o filósofo grego pagão, formulou a teoria da imortalidade natural da alma. Ele ensinou que o homem tem uma natureza imaterial que pode ter uma existência consciente separada do corpo do homem, e que esta natureza imaterial é imortal. Ele ensinou que a morte não é a morte de tudo; é a continuação da vida numa nova forma e num outro lugar. De acordo com Platão, a matéria é má; e corpo e a terra contaminam a alma. A purificação e a verdadeira felicidade, ensinou ele, podem ser obtidas somente quando a alma do homem é liberta do corpo e quando o homem residir fora da terra. Muitos sistemas teológicos da Cristandade incorporaram a teoria de Platão e ensinam que na morte o homem vai para o céu ou para o inferno ardente. Essas teorias são falsas.

Somente a Bíblia mostra com precisão um quadro sobre o que Deus tem planejado para o futuro. Contrário ao dualismo grego, a Bíblia ensina que a terra e o corpo do homem não apresentam maldade em si mesmos. Deus criou a terra e o corpo do homem, e Ele se alegrou quando finalizou a Sua obra. O plano de redenção de Deus inclui a mudança no corpo do crente, da mortalidade para a imortalidade, e a transformação da terra num paraíso de Deus. O cristão redimido possuirá um corpo físico real, material e imortal, e ele habitará esse planeta, purificado, transformado e restaurado em sua condição original de pureza e perfeição.

O plano de salvação de Deus resultará na revelação de Sua glória. Um objetivo fundamental do plano redentor de Deus é o estabelecimento de Seu governo sobre o homem e sobre a terra. Quando esse objetivo for alcançado, a famosa oração ensinada pelo Senhor Jesus terá sido respondida: “Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu” (Mateus 6:10). Então, “a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9). O tema mais importante relacionado ao plano de Deus para o futuro é o Reino de Deus.

Jesus Cristo é o meio através de quem Deus vai realizar a obra de estabelecer o Seu Reino. Jesus é o Reino de Deus personificado. Através de Cristo, Deus está “reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19) e está subjugando todas as coisas a Si. Jesus é o princípio da nova criação, o doador da vida, o juiz e o Rei. Quando a obra de Cristo estiver completa, Ele apresentará o Reino a Deus como uma tarefa cumprida. “Depois, virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1 Coríntios 15:24,25,28).

O principal período de tempo associado com o futuro Reinado de mediação de Cristo e considerado pela Escatologia é o milênio, ou mil anos (Apocalipse 20:2- 7). O milênio não é o objetivo final da obra futura de Cristo; o milênio será um período de “transição”, um meio para se atingir um objetivo. Os principais eventos da Escatologia podem ser classificados como aqueles que ocorrem antes do milênio, aqueles que ocorrem durante o milênio e aqueles que ocorrerão após o milênio.

Os principais fatores incluídos no estudo da Escatologia são a segunda vinda de Cristo, a ressurreição, o futuro Reino de Cristo, a restauração de Israel, os futuros juízos divinos e a nova terra. Esses assuntos serão considerados nos capítulos seguintes de Escatologia.

  1. A Esperança do Crente

A atitude do crente em relação ao futuro é de esperança. O crente ora: “Senhor, limpa meu passado, consagra meu presente e esclarece meu futuro”. Quando o Senhor purifica o passado do homem, ele exerce a fé. Quando o Senhor consagra o presente do homem, sua nova natureza é caracterizada pelo amor. Quando o Senhor esclarece o futuro do cristão, ele adquire esperança. Paulo lista a fé, a esperança e o amor como três fatores que permanecem em 1 Coríntios 13:13. Ele recomendou os irmãos de Tessalônica pela “obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança” (1 Tessalonicenses 1:3). Estas três frases resumem os escritos das Epístolas Gerais, que incluem um livro de Tiago, dois livros de Pedro, três livros de João e um livro de Judas. “Obra da vossa fé” resume o livro de Tiago; “paciência da esperança” resume os escritos de Pedro; “trabalho do amor” resume os escritos de João. Judas, que comenta a apostasia, mostra a falta de fé, esperança e amor. Esses três fatores estão frequentemente juntos no Novo Testamento (Colossenses 1:4 5; 1 Pedro 1:21,22).

A esperança é igual ao desejo mais a expectativa. O desejo menos a expectativa é um mero anseio. A expectativa menos o desejo é igual ao medo. A esperança deve incluir ambos: o desejo (Provérbios 13:12) e a expectativa (Provérbios 10:28). Aquele que tem esperança que algo aconteça quer que o evento ocorra e está na expectativa de que aconteça. O desejo, como um fator da esperança, encontra sua base na necessidade humana. A expectativa, por outro lado, está baseada nas promessas divinas. Por que o homem deseja determinadas coisas? O homem deseja certas coisas porque necessita delas. E ele espera que certas coisas aconteçam porque Deus disse que elas ocorrerão. O homem deseja a ressurreição para a imortalidade, paz perfeita e um lar eterno no futuro Reino de Cristo porque ele experimenta essas necessidades. O crente espera receber essas bênçãos porque Deus prometeu tais coisas em Sua Palavra. Os mais importantes textos no Novo Testamento a respeito da esperança são: Romanos 5:2,4,5; 8:20,24,25; 12:12; 15:4,13; 1 Coríntios 13:7,13; 15:19; 2 Coríntios 3:12; Gálatas 5:5; Efésios 1:18; 2:12; 4:4; Colossenses 1:5,23,27; 1 Tessalonicenses 1:3; 2:19; 4:13; 5:8; 2 Tessalonicenses 2:16; Tito 1:2; 2:13; 3 7; Hebreus 3:6; 6:11,18; 11:1; 1 Pedro 1:3,13,21; 3:15; 1 João 3:3.

A segunda vinda de Cristo é a bendita esperança dos crentes. “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13). Os cristãos têm muitas esperanças para o futuro. Porém, uma esperança que supera todas as demais é o retorno de Cristo, porque tornará possível todas as outras esperanças. A bendita esperança, o retorno de nosso Senhor, é a porta aberta para o Amanhã de Deus.

A esperança do crente não está centrada em uma coisa, mas em uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo. “Cristo em vós, a esperança da glória” (Colossenses 1:27). “Porque o mesmo Senhor descerá do céu” (1 Tessalonicenses 4:16). O crente não olha tanto para a vinda de Cristo, mas para o Cristo que virá. Ele não está de olho no evento, mas na pessoa. A esperança que o evangelho assegura para o conjunto da humanidade atual é esta pessoa gloriosa, Jesus Cristo. Ele é a única esperança do mundo. Somente Cristo é a resposta; Ele é a “única saída”, a única solução para os problemas do mundo. Como legítimo Rei da terra, somente Ele pode transformar o caos do mundo e trazer justiça, paz e verdadeira felicidade para a humanidade. Jesus é o homem da hora; Ele é a única pessoa que o mundo precisa hoje.

  1. Preparando para o Futuro

Os escritores da Bíblia usam a esperança do Amanhã de Deus como uma influência a inspirar os homens a aceitarem Cristo como sacrifício, permitir que Ele mude suas vidas hoje e os prepare para o Seu Reino futuro. “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (1 João 3:3). “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade… Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” (2 Pedro 3:11,14). Pelo fato de buscarem “a bendita esperança” (Tito 2:13), os cristãos negam a “impiedade e concupiscência mundana” e vivem “neste presente século sóbria, justa e piamente” (Tito 2:12).

A vida do homem hoje é um crédito. O tempo pertence a Deus. Cada minuto que vivemos é um minuto de Deus; cada fôlego que respiramos vem d’Ele. Deus prova o homem hoje em preparação para a vida do amanhã. Como o carvalho está em seu fruto e a canção na nota musical, a eternidade está nos minutos que vivemos hoje. Como vivemos no homem de hoje determinará o quanto seremos privilegiados, através da graça de Deus, a viver no Amanhã de Deus. Se o homem deseja viver com Deus durante a eternidade, ele deve dedicar tempo hoje para viver com Deus e para Deus. Como alguém escreveu:

            Sem tempo para Deus?

            Quão tolos somos, ao congestionar

            Nossas vidas com coisas comuns,

            Deixando de fora dos portões do coração

            O Senhor da vida e a vida em si mesma

            Nosso Deus!

            Sem tempo para Deus?

            É o mesmo que dizer sem tempo

            Para comer ou dormir, ou amar ou morrer

            Tenha tempo para Deus,

            Ou você irá encolher a sua alma;

            E quando o anjo da morte

            Vier bater à sua porta,

            Uma coisa pobre e deformada serás

            Para entrar para a eternidade.

            Quando você encontrá-lo

            Face a face,

            Ele terá – Ele deveria

            Ter um tempo para você?

Deus deseja que os cristãos sejam “conforme a imagem do seu Filho” (Romanos 8:29). Ele planeja que hoje sejam como Cristo em seus pensamentos, atitudes e ações. Ele planeja que eles sejam como Cristo em Sua natureza física imortal quando da ressurreição (1 João 3:2; Filipenses 3:21). Se uma pessoa deseja experimentar uma mudança na sua natureza física por ocasião da ressurreição, ela deve experimentar hoje uma mudança na sua posição diante de Deus, uma mudança no caráter e na conduta. A transformação externa no Amanhã de Deus depende de sua transformação interna na vida cristã de hoje. Alguém terá um corpo espiritual na ressurreição se tiver uma mente espiritual hoje.

Se uma pessoa quer estar com Cristo (1 Tessalonicenses 4:17; Apocalipse 3:21; 17:14; 20:6) no Seu retorno e no Seu Reino futuro, esta deve estar em Cristo(Romanos 8:1; 2 Coríntios 5:17; João 15:4,7; 1 Tessalonicenses 4:16) e permitir queCristo habite nele (Gálatas 2:20; João 15:4; Apocalipse 3:20; Romanos 8:9,10; Colossenses 1:27; 2 Coríntios 13:5). O crente entra em Cristo na conversão; Cristo entra no crente quando Ele habita nele através de Seu Espírito.

Se um homem deseja ser salvo da presença do pecado no futuro Reino de Cristo, deve permitir que Cristo o salve da pena e poder do pecado hoje. Cristo salva o crente da pena do pecado através de Seu sacrifício. Isso se efetiva na conversão do pecador. Cristo salva o crente do poder do pecado através de Seu poder habitando internamente, o Espírito.

Se uma pessoa quer habitar no Reino do Príncipe da Paz, onde haverá paz entre os animais (Isaías 11:6-9), paz entre as nações (Isaías 2:4) e paz na terra (Isaías 9:7; Salmos 72:7), ldeve possuir hoje a paz com Deus (Romanos 5:1) e a paz de Deus(Filipenses 4:7; Gálatas 5:22; Isaías 26:3). A paz com Deus se faz possível mediante o sacrifício de Cristo; e se efetiva imediatamente na conversão. A paz de Deus é um fruto do Espírito; é resultado da habitação de Cristo na vida do crente através de Seu Espírito. A paz de Deus aumenta na medida em que o crente cresce em Cristo.

Se alguém deseja ter parte nesta nova era de eternidade onde todas as coisas se farão novas (Apocalipse 21:5), habitar na nova terra (Apocalipse 21:1), viver na Nova Jerusalém (Apocalipse 21:2), possuir uma nova natureza física, imortalidade, receber um novo nome (Apocalipse 2:17) e cantar uma nova canção (Apocalipse 14:3; 5:9,10), ele deve se tornar uma nova criatura em Cristo hoje (2 Coríntios 5:17). Ele deve ser transformado pela renovação da sua mente (Romanos 12:2). Ele deve se vestir do novo homem (Efésios 4:24) e andar em novidade de vida (Romanos 6:4).

Se uma pessoa deseja habitar no Amanhã de Deus onde não haverá mais o mar (Apocalipse 21:1), nem mais morte (Apocalipse 21:4), ou pranto (Apocalipse 21:4), templos (Apocalipse 21:22), noite (Apocalipse 21:23-25), nem maldição (Apocalipse 22:3), ela deve permitir que hoje Cristo purifique e transforme sua vida de forma que não tenha mais pecado (Apocalipse 21:27; Gálatas 5:21; 1 Coríntios 6:9,10). A vida do crente outrora foi cheia de pecado, mas agora ele foi perdoado. Uma vez esteve diante do Juiz do universo sob condenação. Agora, porém, ele aceitou o Único que se entregou por seus pecados e ressuscitou para sua justificação. Para ele “não há condenação” (Romanos 8:1). Agora ele se coloca diante de Deus através de Cristo. Se uma pessoa deseja que Deus o inclua em Seu glorioso Reino, ela deve excluir o pecado de sua vida hoje.

Print Friendly, PDF & Email
Categories
PARTE VII - Escatologia
No Comment

Leave a Reply

*

*

RELATED BY

Translate »
%d blogueiros gostam disto: